Drogas e espiritualidade

19/05/2013 14:37

      Nosso site não tem qualquer tipo de descriminação religiosa.

Podemos dizer que, quase diariamente, veicula nos órgãos de imprensa, casos de violência, crimes e outros abusos contra o nosso senso moral, envolvendo pessoas que usam drogas. Muitas vezes, não apenas um caso, uma notícia, mas várias.

O consumo indiscriminado das drogas, cada vez mais potentes e letais, de forma crescente é um dos mais graves problemas da sociedade humana na atualidade. E as notícias que nos chegam, no nosso plano material, e nos deixam chocados é que, além do número crescente de usuários, temos em contrapartida a idade diminuindo, ou seja, o consumo de drogas começa cada vez mais cedo.

Vemos pessoas moralmente destruídas, tornando-se farrapos humanos, passando a viver nas ruas, sem trabalho, sem estudo, aproveitando as oportunidades para retirar pertences de outras pessoas, para alimentar o seu vício, agindo com violência. Famílias são destruídas e pessoas perdem o senso de justiça e moral em suas vidas, em troca de alguns instantes de ilusão e euforia.

Sabemos, através da literatura espírita e da prática mediúnica, que o efeito destruidor das drogas é tão intenso que extrapola os limites do organismo físico da criatura humana, alcançando e comprometendo, o seu equilíbrio e a própria saúde do seu corpo espiritual.

Como os espíritos são almas dos homens que apenas perderam o corpo físico, seus desajustes continuam, portanto no Plano espiritual. Sua dependência às drogas continua, fazendo-os aliar-se a seres humanos, para sorver as suas energias negativas, pela sintonia das vibrações que nossos atos e pensamentos atraem. Isso explica, em parte, os sofrimentos, enfermidades e desajustes emocionais e sociais a que vemos submetidos os viciados em drogas.

Vários livros e mensagens espíritas, notadamente do Dr. Bezerra de Menezes, André Luiz e de Luiz Sérgio, dentre outros, trazem notícias do plano espiritual da situação degradante dos irmãos que desencarnam pelo uso de drogas, o que eles sentem, o que acontece com seu corpo espiritual, as marcas no períspirito com consequências para outras vidas, o seu desespero por chegar no outro plano, na condição de suicidas, pela destruição da tão preciosa vida que Deus lhes deu, e que não souberam aproveitar.  Muita coisa que é descrita não nos cabe agora comentar, mas esses livros estão ao alcance de todos para ler e refletir sobre a realidade espiritual dos viciados em drogas, não só as ditas ilícitas, mas as licitas, também.

Conhecedores dos reflexos danosos das drogas, e de suas terríveis consequências tanto no corpo físico, quanto no espiritual, o Espiritismo, comprometido com o crescimento integral da criatura humana na sua dimensão espírito-matéria, não poderia deixar de se associar àqueles segmentos da sociedade que trabalham pela preservação da vida e dos seus ideais superiores, em seus esforços de erradicação de tão terrível ameaça, quer no seu aspecto preventivo, quer no de assistência aos já atingidos pelo mal.

Numa tentativa de mudar esses terrível quadro, nesses instantes de progresso e evolução por que passa a humanidade, cabe a todos, não só aos espíritas, participarem do Seminário de Ação contra as Drogas de 29 de abril a 02 de maio em Paracatu, para que encontremos caminhos efetivos de erradicação desse mal, não só na nossa cidade, mas, quem sabe, nesse mundo e em outros.

A hora é de ação, de mudança desse panorama que se nos afigura e que cabe a nós, nessa vida, mudar pra melhor, com o auxílio e inspiração da espiritualidade superior, que é incansável na luta pelo nosso bem e nossa felicidade.

Sônia Mendes

Sônia Mendes é colunista do Paracatu Notícias. Professora de Física, graduada pela UFU, pós graduada pela PUC BH, ex-diretora do CESEC de Paracatu, aposentada, atuante no Movimento Espírita, frequentadora do Centro Espirita Fé Esperança e Caridade de Paracatu (MG).